ETAPA POR ETAPA: CHECKLIST DA MUDANÇA RESIDENCIAL

Publicado em 16/01/2020 por Coralli

Mudar de casa ou apartamento requer planejamento e organização. Por isso, nada melhor do que um check-list para que a sua mudança seja um sucesso!


30 dias antes: 

Você tem condições de contratar uma empresa de mudança experiente ou vai precisar colocar a mão na massa? Esse é o primeiro ponto a ser decidido.


{se você optar por fazer a mudança sozinho}


25 dias antes:  

Estoque materiais. Pense em todas as coisas que você vai levar para saber a quantidade de caixas e os tamanhos. Além das caixas, é necessário comprar fita adesiva, para fechar as caixas, e embalagens especiais, para aqueles objetos frágeis. Você pode comprar plástico bolha, papel manilha, papel kraft ou usar jornais para objetos como louças, vasos, quadros etc.

20 dias antes: 

Deixar o passado para trás. Tem roupas no seu armário que estão paradas há anos? Separe todas e faça doações. Brinquedos e móveis não usados também devem ser doados.

15 dias antes:  

Embale com antecedência. Para evitar stress e esquecer algumas coisas importantes, monte as caixas e comece a embalar as coisas que você não vai precisar por enquanto. É comum, em mudanças, encontrar a caixa de talheres e pratos no quarto. Evitar isso é fácil embalando por cômodo e escrevendo em cada caixa o nome do ambiente.

As roupas você pode colocar em malas de viagens e levá-las em seu carro. Isso deixará mais espaço no caminhão para colocar as coisas que são realmente necessárias.

Coloque em cada caixa números de 1 a 3 (sendo 1 pouca prioridade e 3 grande prioridade). Assim, quando estiver na nova casa será mais fácil discernir o que desembalar com mais rapidez. Deixe as caixas abertas e feche-as somente faltando 4 dias para a mudança.

10 dias antes: 

Mudar endereços. Solicitar o desligamento e transferência da TV a cabo, do telefone e da internet. Não deixe, também, de alterar os endereços de correspondências, como banco, plano de saúde e assinaturas de revistas e jornais.

9 dias antes: 

Ajuda. Caso tenha crianças ou animais de estimação, veja com parentes e amigos se alguém pode cuidar deles durante a mudança. Acredite! Vai ser uma ajuda muito importante.

8 dias antes: 

Separe coisas importantes e de valor. Joias, passaportes, documentos e dinheiro: tudo deve ser levado com você para evitar transtornos. Coloque em uma caixa separada, escreva “levar no carro” e, no dia, leve você mesmo.

7 dias antes: 

Kit sobrevivência. Faltando uma semana para mudar, separe as coisas que serão necessárias para usar enquanto a casa ainda estiver uma bagunça. Separe um kit com utensílios de cozinha e limpeza, como papel higiênico, escovas de dente, talheres, panelas e pratos.

6 dias antes: 

Horários. Não se esqueça de verificar os horários para mudanças (caso você esteja se mudando para um apartamento ou condomínio). Notifique o responsável e não deixe para a última hora.

5 dias antes: 

Lavanderia. Mande seus cobertores, tapetes, edredons e cortinas para a lavanderia. Já que a casa é nova, nada mais justo do que estar tudo limpinho e parecendo novo. Deitar-se numa cama com um edredom cheiroso e limpo é uma sensação maravilhosa após dias de stress.

4 dias antes:  

Muita atenção. Verifique todas as caixas para ver se as etiquetas de cômodo e prioridade estão corretas. Veja se o peso dos objetos está de acordo com a caixa.

3 dias antes: 

Responsabilidades. Defina as responsabilidades de cada membro da família. Se necessário, busque ajuda de amigos ou de sua diarista. Ao final da mudança, ofereça um jantar quando a nova casa estiver organizada.

2 dias antes: 

Desligue a geladeira e o freezer. Depois, embale com cuidado para os eletrodomésticos não sofram avarias durante a mudança.

1 dia antes:

Aparelhos eletrônicos. Desligue todos os aparelhos eletrônicos para que eles estejam em temperatura ambiente no dia da mudança. Antes de guardar os aparelhos, tire uma foto dos fios conectados para saber depois a ordem de todos.


Pronto! 

Uma feliz e organizada mudança.

Muita prosperidade no seu novo lar.


{você quer se mudar, mas ainda não encontrou o imóvel ideal? Os consultores Coralli podem ajudar!}


Fonte: Guia de Mudanças


______ 

Leia também:

COMO MONTAR UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL? CLIQUE AQUI E CONFIRA.

PRESERVE O SEU DINHEIRO! 4 HÁBITOS DAS PESSOAS DE SUCESSO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.