FINANCIAMENTO: COMO CALCULAR A CORREÇÃO DE SALDO DEVEDOR NO FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO?

Publicado em 22/02/2024 por Coralli

Calcular a correção de saldo devedor em um financiamento imobiliário pode ser um processo um tanto complexo, como você viu ao longo dos últimos três posts, pois envolve o acompanhamento de juros, atualização monetária e eventuais pagamentos feitos ao longo do tempo.


É importante ressaltar que é sempre aconselhável consultar o contrato específico do seu financiamento e, se necessário, buscar a orientação de um profissional financeiro.


No geral, os principais passos são:


Verifique o contrato: comece por revisar o contrato de financiamento imobiliário que você assinou. Ele deve conter informações detalhadas sobre como a correção do saldo devedor é calculada, incluindo a taxa de juros, a periodicidade dos pagamentos e qualquer indexador utilizado.


Identifique o indexador: muitos financiamentos imobiliários usam indexadores como o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ou o TR (Taxa Referencial) para atualização monetária. Verifique qual indexador está sendo utilizado no seu contrato.


Acompanhe os pagamentos: registre todos os pagamentos que você fez até o momento, especificando a data e o valor de cada pagamento.


Calcule os juros: utilizando a taxa de juros estabelecida no contrato, calcule os juros sobre o saldo devedor a cada mês.


A fórmula básica para calcular os juros é: Juros = Saldo Devedor Anterior x (Taxa de Juros Mensal / 100).


Atualize pelo indexador: se o seu contrato utiliza um indexador, você precisará atualizar o saldo devedor conforme as variações desse indexador.


A fórmula geral para isso é: Saldo Devedor Atualizado = Saldo Devedor Anterior x (1 + Variação do Indexador). A variação do indexador pode ser mensal ou conforme estabelecido no contrato.


Subtraia os pagamentos: subtraia os pagamentos que você fez do saldo devedor atualizado. Isso lhe dará o novo saldo devedor.


Como você pode ver ao longo deste conteúdo, quem tem um financiamento de imóvel em andamento ou quem pretende entrar em um, tem a necessidade de acompanhar todos os índices citados para entender o que está pagando e saber se os valores são de fato devidos. Além disso, é claro, não ser pego de surpresa no fim do contrato.


O acompanhamento desses índices permite ainda que o consumidor calcule a incidência deles no valor do imóvel, fique mais fácil controlar a dívida, saber se o valor das parcelas vai modificar e, claro, controlar melhor o orçamento da família.


Precisa de ajuda para realizar o seu sonho com segurança?

Nós estamos aqui!

Fonte: Imóvel Web


Integrado ao sistema v3