Burgundy, uma cor intensa e refinada, que combina tons de vermelho-púrpura escuro e vermelho-marrom, está emergindo como uma tendência no design de interiores.
A cor tem sido vista em mostras e feiras de decoração, como o Salão do Móvel de Milão, e em coleções de moda de inverno.
Apesar da Pantone ainda não ter revelado a cor oficial do ano para 2025, especialistas preveem a ascensão do burgundy como uma escolha proeminente no próximo ano.
Pantone é uma empresa responsável por desenvolver sistemas codificados de organização de cores, além de pesquisar e determinar tendências no mercado de consumo, que influenciam as áreas de moda, design gráfico ou digital, decoração e arquitetura, entre outras.
“É uma cor vanguardista, em alta nos interiores”, comenta a designer de interiores Nina Tavares ao explicar que o nome surgiu do vinho de Borgonha, na França, uma das principais regiões produtoras da bebida naquele país.
O que a cor evoca?
Para Nina, que acabou de lançar o livro Bora Decorar? Uma jornada no mundo do Design de Interiores, o burgundy evoca a sensação de luxo e elegância, com ênfase em peças requintadas e aconchegantes.
Neste sentindo, o designer de interiores Newton Lima complementa: "com diversas referências de aplicação do estilo de décor inglês, padrões como requinte e sofisticação estão relacionados ao burgundy, que compõe muito bem com madeiras escuras e elementos de acabamento no ouro velho".
Ele também destaca que o tom é associado ao acolhimento e à afetividade.
"Derivado de cores como vinho, vermelho e marrom, o burgundy traz uma sensação de conforto, especialmente quando aplicado em ambientes de inverno", explica o designer.
Por outro lado, segundo Newton, também pode ser uma tonalidade bastante irreverente em uma produção cosmopolita, em contraste com espelhos e tons amarelados.
Formas de usar
Ambos os designers afirmam que o burgundy pode ser usado de diferentes maneiras. Confira:
* "Existem diferentes possibilidades de usar o tom, seja como protagonista, seja em segundo plano, com objetos decorativos que podem dar um novo ar ao ambiente neutro", pontua Nina.
* Como protagonista, Newton visualiza essa cor em uma sala de TV, ocupando paredes e teto. "A exemplo das salas de cinema, tons escuros e dramáticos valorizam a qualidade da imagem", explica.
* No detalhe, o designer afirma que a tonalidade pode compor muito bem em uma parede ao fundo de um corredor, trazendo profundidade ao espaço.
* "Você também pode deixá-lo em destaque e abusar da quantidade de móveis e enfeites da mesma tonalidade, inclusive a parede", como sugere Nina.
* Por ser marcante, passa a impressão de elegância e pode funcionar como um tom moderno e romântico na decoração. "Excelente proposta para variar o vermelho se você deseja algo mais fechado e menos óbvio", diz Nina.
* Em um ambiente pequeno, Nina orienta usá-lo apenas nos detalhes. “Por ser intensa e escura, pode causar a impressão de que seu cômodo é menor. Experimente pintar apenas uma parede e deixar o resto de forma mais clara. É uma maneira de conseguir seu tom ideal na decoração sem exagerar”, diz.
Burgundy agrada você na decoração?
——
Fonte: Casa e Jardim