O mármore é uma rocha metamórfica formada a partir do calcário exposto a altas pressões e temperaturas — sua composição de minerais, como calcita e dolomita, contribui para sua beleza singular.
As principais origens do mármore são um verdadeiro atlas geológico, destacando-se em diversos pontos do globo.
Contudo, os mármores mais famosos geralmente têm suas origens em regiões específicas conhecidas por produzirem pedras de alta qualidade. Entre elas, destacam-se cavas de mármore italiano e espanhol.
Descubra alguns dos mármores mais famosos, suas características e origem.
1. Calacatta
Um tesouro italiano, o mármore Calacatta se destaca por seus veios dourados e cinzentos sobre um fundo branco.
Esta variedade de mármore é frequentemente escolhida para bancadas e pisos, conferindo dinamismo e tranquilidade.
Por sua elegância e aparência atemporal, é um dos mármores mais usados por arquitetos e decoradores ao redor do mundo.
Inclusive, é possível encontrar esse mármore em obras importantes, como é o caso da escultura Pietà, de Michelangelo: a pedra foi usada em detalhes da escultura, que fica na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
2. Carrara
Originário das pedreiras de Carrara, na Itália, é um mármore branco com veios cinzentos distintos.
O mármore Carrara tem pureza e elegância que o tornam uma escolha clássica para esculturas e interiores requintados.
Usado desde a antiguidade, é atemporal e uma das escolhas preferidas para quem busca por elegância.
3. Breccia
Já a Brecha, ou Breccia, é um tipo de rocha sedimentar que se forma quando fragmentos de rochas mais antigas, chamados clastos, são cimentados por um material mais fino.
Quando se fala em "mármore Breccia", normalmente exibe características brechoides, ou seja, com fragmentos angulosos ou arredondados de outras rochas incorporados em uma matriz de mármore.
Esse processo geralmente ocorre devido à atividade tectônica ou à deposição em ambientes de alta energia, como leitos de rios.
A mistura de fragmentos de rochas em uma matriz de mármore pode criar padrões únicos e interessantes, tornando o mármore Breccia uma escolha distintiva para aplicações em revestimentos de paredes, pisos e outros elementos decorativos.
Existem várias variedades de mármore Breccia, e cada uma pode exibir características únicas de cor, padrão e composição, dependendo da origem geológica específica.
Algumas dessas variedades incluem Breccia Pernice, Breccia Oniciata e Breccia Aurora.
4. Botticino
Proveniente da região de Botticino, na Lombardia, também na Itália, este mármore apresenta uma paleta de tons bege e dourado.
Seus veios suaves conferem uma sensação de movimento, tornando-o ideal para revestimentos e detalhes decorativos.
5. Verona
Originário da região de Verona, na Itália, este mármore apresenta uma variação de cores que vão do rosa ao vermelho. Seus padrões marcantes o tornam uma opção ousada para detalhes em ambientes luxuosos e esculturas.
6. Verde Alpi
Proveniente dos Alpes italianos, o Verde Alpi é caracterizado por sua tonalidade verde-escura com veios brancos. Sua presença agrega uma sensação de frescor que cria um clima acolhedor nos projetos.
O mármore verde é ideal para quem quer adicionar cor aos espaços. Também conhecido como mármore do Valle d’Aosta, pode ser encontrado em projetos de diferentes estilos.
7. Palissandro
Para quem está em busca de opções de mármore colorido, mas com discrição, Palissandro é uma boa opção. Da região de Piemonte, nos Alpes Ocidentais, na Itália, tem fundo azul claro que aparece em harmonia com tons de bege e cinza claro.
As diferentes tonalidades desse mármore azul aparecem de forma suave. Os veios em tons mais escuros também são delicados, conferindo elegância aos espaços.
Ideal para usar em diferentes superfícies, Palissandro está presente em monumentos históricos, como as catedrais de Milão e Pavia.
8. Aime na Savoie
Proveniente da região de Aime na Savoie, nos Alpes Franceses, este mármore se destaca pelos tons brancos, azuis e cinzentos. Sua elegância discreta o torna uma escolha refinada para aplicações variadas.
Um clássico da arquitetura, é capaz de dar um toque de contemporaneidade aos ambientes, graças aos veios que passeiam com suavidade.
9. Mármore Imperador
Também conhecido como mármore espanhol, essa é uma pedra de tonalidade marrom, que confere uma atmosfera acolhedora e rica.
Suas variações de tons e veios proporcionam uma paleta versátil para diferentes estilos decorativos.
Com veios dourados, esse é um mármore capaz de elevar os projetos em termos de sofisticação e elegância.
10. Mármore Alabastro
Com sua aparência translúcida, o mármore alabastro, proveniente de diversas regiões, proporciona uma sensação etérea. Sua tonalidade suave e padrões únicos o tornam uma escolha distinta para elementos decorativos.
Também conhecido como pedra calcária ônix, é um mármore branco usado desde o Egito Antigo.
11. Nero Marquina
Originário da Espanha, o Nero Marquina é reconhecido por sua cor preta intensa com veios brancos que formam contraste. Este mármore confere um toque de drama e luxo a qualquer espaço, sendo frequentemente escolhido para revestimentos de destaque.
Da região de Markina, ao norte da Espanha, esse mármore preto tem composição de grãos finos e compactos. Portanto, tem uma formação geológica diferente dos mármores tradicionais, fazendo com que ele seja considerado exótico.
Qual desses mármores vai ao encontro do seu gosto e do projeto do seu lar?
——
Fonte: Archtrends