COMO DESCOBRIR A POSIÇÃO SOLAR IDEAL DE UM APARTAMENTO?

Publicado em 08/07/2021 por Coralli

Muitos aspectos precisam ser levados em consideração na hora de comprar um apartamento – o principal deles é a posição solar.

Um apartamento sem exposição à luz do sol traz sérias consequências – a falta de iluminação natural é propícia à proliferação de mofo, bolor e ácaro, podendo causar graves problemas respiratórios e alérgicos.

Além dos riscos à saúde, o prédio como um todo sai prejudicado se a incidência de luz não for adequada. A umidade é vilã da construção e pode ser responsável por problemas estruturais em pintura, reboco e até danificar estruturas metálicas.

O excesso de sol também não é bem-vindo, principalmente em regiões mais quentes. O equilíbrio é sempre uma boa alternativa para quem está em busca de um novo apartamento e não quer sofrer com calor ou com a umidade.

Os mais disputados são os apartamentos que recebem sol pela manhã. Além de mais fresco e com menos raios danosos à pele, o sol da manhã oferece benefícios à saúde, como o de estimular a produção de vitamina D.

Contudo, o sol da tarde também tem suas vantagens. Uma delas é propiciar a sensação de dias mais longos. Imagine-se chegando em casa após um dia cansativo de trabalho e podendo aproveitar o restinho do dia para apreciar um belo pôr do sol. Para quem prioriza a secagem de roupas, também deve concordar que o sol da tarde ajuda nesta tarefa muito mais rápido do que pela manhã.


GUIA-SE PELAS COORDENADAS

Para verificar a exposição solar de um apartamento é simples. Basta você considerar que o sol nasce no leste e se põe no oeste. Caso não tenha a ajuda de uma bússola para descobrir os pontos cardeais, existem vários aplicativos para smartphones que podem ajudar a fazer essa função. Eles dispensam as formas tradicionais e oferecem maior precisão nas indicações.

Também leve em consideração as variações durantes as estações do ano, principalmente as do inverno e as do verão. Caso tenha dúvidas sobre a incidência do sol nos cômodos, visite o imóvel em diferentes horas do dia.

Nestas idas, aproveite também para reparar se há possíveis obstruções na passagem de sol no entorno do empreendimento. Um prédio vizinho ao seu ou uma grande árvore podem prejudicar a entrada de luz natural.

Você prefere o sol da manhã ou o sol da tarde?

Fonte: GShow

______
Leia também:

SEGURANÇA E LUCRO: 10 DICAS PARA INVESTIR EM IMÓVEIS. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

10 DICAS PARA UMA CASA SUSTENTÁVEL. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Integrado ao sistema v3