TENDÊNCIAS DE ARQUITETURA E DECORAÇÃO PARA 2020

Publicado em 29/03/2020 por Coralli

Você está pensando em construir ou reformar? Dê preferência ao seu gosto pessoal, aos seus hábitos de vida e à sua personalidade.

Mas, sempre é bom conferir as tendências – afinal, inspirações são sempre bem-vindas! Não é mesmo?


As informações são do arquiteto Diego Revollo.


1. VALORIZAÇÃO DA NATUREZA

Essa é, sem dúvida, a maior tendência que permeie todas as demais. Costumo comentar em conversas mais próximas que estamos todos vivendo em um ritmo acelerado, de trabalho intenso, altos níveis de pressão e ansiedade. Diferentemente de outras épocas, sofremos os efeitos por aceitar esse estilo de vida, e a busca ou aproximação com a natureza chega para neutralizar e nos devolver aquilo que perdemos. Por essa razão, tudo o que é ligado ou remete à natureza prevalece nesse contexto. Falar do uso de plantas parece redundante, mas, obviamente, elas seguirão reinando em 2020 dentro e fora de nossas casas.


2. CORES NEUTRAS

Se você já se cansou do cinza, mas entende que ainda existe uma demanda muito grande por essa cor, fique atento para o bege, o cinza mais queimado e todas as gamas de cores suaves e neutras que continuarão sendo usadas como uma base na decoração. Essa escolha acontece primeiramente porque cores neutras e suaves nos acalmam e refletem melhor a luz natural. Não se espante se você começar a se deparar com ambientes monocromáticos em tons de bege e cru. É bem provável que você também comece a se identificar e até gostar. Tons terrosos e azuis suaves, por remeterem a cores encontradas na natureza, também serão bastante usados.


3. LINHAS CURVAS

As linhas curvas na arquitetura ainda reinarão em 2020. As curvas entram no sentido de suavizar as formas e de quebrar a rigidez dos ângulos retos tão adorados em outras épocas. Novamente pensando na natureza, linhas mais soltas, curvas e espaços fluidos aparecem para nos oferecer espaços mais próximos com os contornos da natureza. Vivemos uma época em que parece ser necessário quebrar ou suavizar a rigidez das formas. Não se surpreenda se você, que sempre foi um admirador de traços ortogonais, se encantar com uma parede curva. É natural e vai acontecer com frequência.


4. IMPERFEIÇÕES

Se em tempos recentes admirávamos o impecável e o perfeito, estamos agora aprendendo a admirar a beleza com valores menos rígidos - e não é por acaso, novamente. Quando lidamos de forma menos dura com o que nos cerca e abaixamos o nível de exigência, conseguimos adotar um estilo de vida mais leve. Dentro de nossas casas, por exemplo, sai de cena o extremamente impecável e começa-se a se aceitar as dobras e marcas do assento no sofá, a cama arrumada de uma maneira mais solta. Em relação à decoração, até móveis mais envelhecidos, imperfeitos e com história ajudam a trazer essa sensação para dentro de casa.


5. MATERIAIS FOSCOS

Aqui, novamente tudo que é impecável, polido e com auto brilho, além destoar do aspecto natural, nos remete a uma sofisticação que muitas vezes traz um peso do qual, na nossa época, queremos nos livrar. Nesse contexto, o dourado fosco continuará forte, ainda mais que o cobre, enquanto o inox polido, depois de anos na linha de frente, quase que desaparece do mobiliário. Entre as madeiras e as lacas, vale o mesmo raciocínio. Se em outros tempos o mobiliário de laca brilhante era considerado extremamente atraente, hoje, e no próximo ano, ele cede espaço às lacas foscas. Para as madeiras naturais, as com texturas e veios à mostra ficam mais valorizadas e nos permitem ter claramente a natureza dentro de casa.


E aí?

Quais dessas dicas você vai aproveitar para a decoração do seu lar?


Fonte: Casa e Jardim


______ 

Leia também:

DICAS: AMBIENTES ILUMINADOS COM PAREDES ESCURAS. CLIQUE AQUI E INSPIRE-SE!

CORTE DA SELIC: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL REDUZ TAXAS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Integrado ao sistema v3