ESPAÇOS PEQUENOS: 5 DICAS PARA MANTER UMA HORTA VERTICAL

Publicado em 30/06/2020 por Coralli

Os jardins verticais, além de uma solução paisagística para pequenos espaços, também são uma ótima alternativa para o cultivo de hortaliças, temperos, legumes e verduras – qualquer pessoa pode cultivar tomate cereja, coentro, alface, couve, cebolinha, hortelã, manjericão, espinafre, rúcula, pimentão e por aí vai.


{que delícia, não?}


5 PASSOS PARA SEGUIR (OU EVITAR)


1. DÊ PREFERÊNCIA A ADUBOS ORGÂNICOS

Além de serem altamente nutritivos e proporcionar alimentos livres de agrotóxicos, algumas receitas podem ser feitas em casa, com baixo custo e praticidade. Além disso, pode-se ajustar as concentrações dos ingredientes de acordo com a quantidades de vasos.


2. REGUE NAS PRIMEIRAS HORAS DA MANHÃ OU NO FINAL DA TARDE

Devido às variáveis do desenvolvimento das plantas, podem não haver regras específicas quanto às regas, porém, tanto a terra muito seca quanto muito úmida podem acabar com o seu sonho da horta doméstica. Procure evitar horários muito quentes, pois a água evapora rapidamente. Regar à noite também não é indicado porque a absorção é menor e as folhas demoram a secar.


3. PRESTE ATENÇÃO NAS CARACTERÍSTICAS DO SOLO DIARIAMENTE

Inúmeros fatores podem levar ao excesso ou à falta de água. É fundamental que o solo esteja sempre úmido, porém nunca encharcado. Para avaliar, mexa a terra com o dedo ou alguma ferramenta e observe se ela está seca ou úmida. Se estiver úmida, regue apenas no outro dia.


4. EVITE VENENOS INDUSTRIALIZADOS

Pragas em hortas caseiras podem ser combatidas de maneira bem simples e com produtos orgânicos. O primeiro passo é reconhecer cada tipo de praga e, assim, definir a melhor receita para combatê-la.


5. DÊ A DEVIDA ATENÇÃO ÀS PLANTAS

Um jardineiro caseiro dedicado deve saber as especificidades de cuidado para cada espécie. Sabemos que você não se tornará um expert de repente, por isso, a dica é anotar as frequências de rega, adubação e outros requisitos em um caderninho, que fique à vista e em perímetro de alcance quando você for aplicar os cuidados.


Essas dicas foram úteis pra você?


Fonte: Casa e Jardim


______ 

Leia também:

ETAPA POR ETAPA: CHECKLIST DA MUDANÇA RESIDENCIAL. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS. 

5 DICAS PARA ESCOLHER UMA IMOBILIÁRIA. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS. 

Integrado ao sistema v3