ESTILO DE DECORAÇÃO: QUAL É O SEU?

Publicado em 14/07/2022 por Coralli

 Qual é o seu estilo de decoração?


Geralmente, nós só pensamos no assunto quando estamos construindo ou reformando, mas você sabia que definir o estilo de decoração pode deixar a casa mais harmoniosa, impactando no nosso bem-estar?


Conforme a designer de interiores Fernanda Olinto, buscar referências em espaços nos quais já se esteve são boas estratégias para definir o estilo de decoração. “A pesquisa é essencial, mas não busque só imagens virtuais. Junte também as referências de locais onde já esteve pessoalmente. Avalie entre os que gostou de estar, qual o estilo e comece a entender o seu próprio. É importante estar presente para sentir o espaço conforme o vivenciamos, pois, às vezes, o que é bonito em foto não combina com sua personalidade e necessidades”, diz a profissional, que possui especialização em Neurociência e Psicologia Aplicada.

A arquiteta Gabriela Mendes acrescenta que também é importante observar cores, materiais e as sensações, lembranças e memórias que esses itens trazem. “Depois, claro, ponderar o que faz parte daquele estilo e como isso resultará em praticidade em casa. Exemplo: quem gosta do estilo industrial, mas não é tão organizado assim, não vale tanto a pena investir em serralheria para deixar tudo à vista em uma cozinha... Então, é preciso analisar caso a caso”, aconselha.


SEM REGRAS, MAS COM EQUILÍBRIO

Segundo as profissionais, não há regras para definir o estilo de decoração de um imóvel, sendo possível ter mais de um conceito na mesma casa. Contudo, é preciso equilíbrio.

“O estilo não está ligado diretamente ao tamanho do imóvel, por exemplo, mas às características dele. Um lar mais clássico pode receber mais elementos desse gênero, mas também pode ganhar uma mistura de elementos mais modernos, fazendo um lindo contraponto. Não há regras e, justamente as misturas, bem dosadas, é que deixam a decoração rica e cheia de histórias”, comenta Gabriela.


OS MAIS COMUNS

Existem diversos estilos de decoração, porém, de acordo com Fernanda, no Brasil, os mais apreciados são o contemporâneo e o moderno, visto que se aplicam bem às plantas reduzidas.

“O contemporâneo é a mistura de estilos, pelo menos dois. É o que mais se vê e o que mais atrai, pois é atual, dinâmico e é o que vivemos hoje. Já o moderno é mais fácil de agradar. É mais geométrico e de tons neutros. Não cabe ao moderno tantos ornamentos e é mais fácil de executar e prático de manter, pois não trabalha os excessos. Além disso, é mais acessível, pois pode ser trabalhado com um viés minimalista e, dessa forma, econômico”, explica Fernanda.


Abaixo, confira a definição de outros estilos, conforme a arquiteta Gabriela Mendes:


1. RÚSTICO

Preza, sobretudo, pelo aconchego e pela simplicidade, apostando em materiais naturais, como madeira, cimento queimado, couro, pedra, tijolo – e cores quentes, puxando para os tons terrosos.


2. ESCANDINAVO

Caracteriza-se por ser mais clean, transitando por linhas retas e detalhes minimalistas. “Para montar um ambiente seguindo essa tendência, podemos adotar móveis mais claros, leves e abusar da luz natural, que valoriza cada detalhe do espaço”, ressalta Gabriela.


3. INDUSTRIAL

Tendência em muitos projetos, o estilo industrial surgiu em Nova Iorque, na década de 1950, quando antigos galpões e fábricas passaram a ser usados como residências, muitos mantendo os acabamentos originais. Ele é marcado pelo uso de paredes com revestimento de tijolo, assim como concreto, fiações, tubulações e estruturas aparentes.


4. RETRÔ

As peças usadas são releituras de antigas criações. “Combina com aquelas pessoas que gostam de resgatar as tendências de outras épocas, revisitadas com toques de modernidade e tecnologia atuais”, diz a arquiteta.


5. CLÁSSICO

O estilo clássico é inclinado ao uso de detalhes rebuscados, formas torneadas e cores elegantes, como dourado, prateado e branco. Atemporal, suas diretrizes são o luxo, a sofisticação e bastante informação visual.


Qual é o seu estilo de decoração?


VOCÊ QUER VIVER A OPORTUNIDADE DE DECORAR O SEU PRÓPRIO LAR? CONHEÇA AS NOSSAS OPÇÕES DE IMÓVEIS DISPONÍVEIS PARA VENDA. CONVERSE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES AGORA MESMO!


Fonte: Casa e Jardim

________

LEIA TAMBÉM:

A NEUROARQUITETURA E AS MEMÓRIAS AMBIENTAIS. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

QUAIS SÃO OS MELHORES TECIDOS PARA QUEM TEM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.



Integrado ao sistema v3