GELADEIRA SUSTENTÁVEL: 8 DICAS PARA EVITAR O DESPERDÍCIO

Publicado em 06/01/2022 por Coralli

Para ter um refrigerador mais sustentável e, assim, evitar o desperdício de alimentos e o uso de plástico, você precisa focar na organização.

Siga essas 8 dicas. O seu bolso agradece. O planeta também!

1. CRONOGRAMA

Para evitar desperdício de alimentos, a personal organizer Rafa Oliveira, do site Organizando sem Frescuras, diz que é importante fazer um cronograma ou um cardápio semanal e se organizar antes de sair para o supermercado. "Principalmente se a pessoa mora sozinha, situação em que não é recomendável comprar muitos produtos de uma vez, pois acabam perdendo a validade", comenta.

2. CONSCIÊNCIA
Ter consciência do consumo e focar na meta das compras no supermercado ajudam a não perder tanto tempo, não gastar mais do que se deve e comprar de forma mais assertiva os itens que realmente serão consumidos durante a semana.

3. ARMAZENAMENTO
Para armazenar os alimentos, os potes de vidro são os mais indicados, porque duram mais, são fáceis de limpar e não retêm cheiro. "É um investimento e dá para ir comprando aos poucos", diz Rafa.

4. PLÁSTICO
A personal organizer Carol Rosa lembra que os potes plásticos, além de serem feitos de material prejudicial para o planeta, acabam retendo o sabor dos alimentos. "Alguns plásticos não têm tratamento adequado e acabam liberando substâncias tóxicas nos alimentos, além de manchar", diz. Já nos de vidro é possível colocar molho de tomate, por exemplo, que não vai manchar; além de poder usar o mesmo recipiente para um doce e depois para um salgado, porque ele não retém sabor nem cheiro.

5. CERÂMICA
Outra opção citada por Rafa é usar os potes e as tigelas de cerâmica existentes em casa e fechá-los com os panos encerados, que são laváveis e reutilizáveis.

6. TECIDO

"Eu também uso em casa saquinhos de tecido de cores diferentes. Tem para frutas, verduras e legumes", conta Rafa. É só lavar bem esses alimentos antes de armazená-los nos saquinhos e colocá-los na geladeira. Protege mais, organiza e evita o uso de sacos plásticos.

7. LOCAIS ADEQUADOS
Carol lembra que é importante colocar os alimentos nos locais adequados. Cuidado, por exemplo, com o que vai na porta da geladeira, porque é o local que mais sofre alterações de temperatura. "Como abrimos várias vezes ao longo do dia, evite alimentos sensíveis a essa variação, como laticínios e ovos. Na porta, deixe bebidas, água, sucos e itens que não sejam tão sensíveis às alterações de temperatura", recomenda.

8. ORGANIZAÇÃO
Outro ponto a ser considerado, segundo Carol, é determinar o que se coloca nos andares da geladeira, porque isso facilita muito na hora de guardar e procurar os alimentos. Na parte superior, ela sugere guardar todos os laticínios (iogurte, queijos, frios). Determine também um andar para os alimentos prontos (comidas que cozinhou ou sobras) e outra prateleira para as frutas - que podem ir também nas gavetas.

Como está a organização da geladeira por aí?



Fonte: Casa e Jardim
________
LEIA TAMBÉM:

VALE A PENA COMPRAR UM IMÓVEL MOBILIADO? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM UMA FAXINA 360 GRAUS? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Integrado ao sistema v3