9 MITOS E VERDADES SOBRE AS LÂMPADAS DE LED

Publicado em 31/03/2022 por Coralli

O LED – ou diodo emissor de luz (Lighting Emitting Diode, no original em inglês) –apareceu no mercado como uma revolução na iluminação tradicional, dominada, até então, pelas luzes incandescentes, halógenas e fluorescentes.

O LED é uma fonte mais limpa de energia, pois não necessita de componentes químicos poluentes para funcionar. Para explicar: esse tipo de lâmpada é uma espécie de equipamento eletrônico, com a propriedade de transformar energia elétrica em luz.

Além de ecologicamente correta, a lâmpada que funciona pelo sistema de LED acaba sendo mais durável e econômica, gastando bem menos eletricidade do que uma luminária comum – cujo metal em seu interior não só precisa de mais energia para gerar luz, como também se desgasta com mais rapidez. "Uma lâmpada de LED consome, em média, cerca de 10% da energia usada por uma incandescente para gerar a mesma quantidade de luz", destaca Pedro Sodré.

Segundo Karen Piedade, superintendente da Onno Led, as lâmpadas de LED podem reduzir em cerca de 30% o valor da conta de energia.

Veja abaixo os mitos e as verdades dessas lâmpadas.

1. NÃO ESQUENTA
MITO – Os componentes eletrônicos do LED geram uma pequena quantidade de calor quando em funcionamento, mas sua estrutura de alumínio ou termoplástico ajuda a dissipar essa temperatura antes que ela seja transferida para o ambiente, o que não ocorria nas antigas lâmpadas incandescentes. Feitas de vidro, elas deixavam o ambiente quente. A dissipação mais eficiente do calor também ajuda a aumentar a vida útil do LED, que pode atingir de 20 a 50 mil horas de uso.

2. É TÓXICO
MITO – Como não possui metais pesados e substâncias tóxicas em sua composição, a lâmpada de LED não causa danos à saúde. Ela também não é poluente e pode ser reciclada, sendo ecologicamente mais correta do que as lâmpadas tradicionais.

3. CAUSA CEGUEIRA
MITO – O LED emite um comprimento menor de onda eletromagnética, portanto, acaba sendo menos nocivo à saúde do que outros tipos de iluminação. Para causar algum dano, seriam necessárias 12 horas seguidas de exposição a uma distância de 10 cm do olho. Por isso ele é, inclusive, indicado para uso em penteadeiras e abajures, locais em que a luz fica bem próxima ao rosto.

4. DIMINUI A ATRAÇÃO DE MOSQUITOS
VERDADE – Uma pesquisa feita pelo ecologista Michael Justice, PHD pela Universidade da Carolina do Norte (EUA), apontou que as lâmpadas de LED nas cores quentes são as que possuem menor índice de atratividade de insetos. "De acordo com dados da Associação Americana do Avanço da Ciência, as lâmpadas incandescentes tradicionais, seguidas das fluorescentes compactas e halógenas, por emitirem raios ultravioleta, são as que mais atraem mosquitos", conta a arquiteta Sabrina Salles.

5. PODE SER DIMERIZADO
VERDADE – Existem todos os modelos de lâmpadas de LED dimerizáveis, que permitem o controle da intensidade da luz. As fitas de LED requerem também de uma fonte com essa característica. Em ambas as opções, interruptor com a função de dimmer precisa ser instalado para o sistema funcionar.

6. NÃO QUEIMA DE UMA VEZ
VERDADE – Diferente das lâmpadas tradicionais, que "queimam" e se apagam de uma vez só, o LED dá "sinais" de que está no fim da sua vida útil. Gradativamente, ele começa a diminuir a intensidade da luz, até desligar completamente, dando tempo para organizar a troca da lâmpada.

7. NÃO ILUMINA GRANDES ÁREAS
MITO – Atualmente, a iluminação de LED é extremamente eficiente, tanto em economia quanto em luminosidade, podendo ser dimensionada para iluminar qualquer tipo de espaço (residências, galpões, estádios, entre outros), com lâmpadas, refletores ou luminárias projetadas especificamente para o ambiente desejado. Há uma grande variedade de potências, ângulos de abertura e temperaturas de cor que atendem a todos os públicos.

8. NÃO POSSUI TODOS OS MODELOS DE LÂMPADAS
MITO – Além de existirem todos os modelos de lâmpadas de LED, a cada dia surgem novidades em formatos e tamanhos, já que o LED é bastante flexível e permite diferentes modelos de iluminação.

9. NÃO PODE SER DESCARTADO NO LIXO COMUM
MITO – Feito de materiais recicláveis e sem metais pesados em sua composição como as antigas lâmpadas incandescentes, o LED pode ser descartado em lixo comum ou reciclável.

Quais dessas curiosidades mais surpreendeu você?

Fonte: Revista Casa e Jardim

________
LEIA TAMBÉM:

HOME OFFICE: 4 DICAS PARA ESCOLHER (BEM!) A ILUMINAÇÃO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

SUSTENTABILIDADE AFETIVA NO SEU LAR: COMO A TECNOLOGIA AJUDA NO BEM-ESTAR? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Integrado ao sistema v3