Essa dica parece um pouco óbvia? De fato, ela é.
Mas, você ficaria chocado em saber quantas pessoas investem em imóvel olhando apenas o valor absoluto do bem, sem saber de fato suas medidas gerais e o que mais ele pode oferecer.
Assim como em um carro, os opcionais aqui podem ser decisivos em seu investimento, de forma positiva ou negativa.
Valor por metro quadrado
Primeiramente, faça a conta básica do valor do imóvel versus sua área privativa.
Esse dado lhe servirá como uma boa base comparativa entre as opções que está avaliando. Nunca avalie somente o valor absoluto do bem.
Muitas vezes, a diferença de metragem em apartamentos de mesma tipologia podem ser muito grandes.
Por exemplo, um apartamento econômico de dois quartos pode, facilmente, variar de 34 a 60 metros quadrados. Com isso, muito provavelmente a unidade de 34 metros quadrados terá um valor absoluto mais atraente, e um valor por metro quadrado mais elevado.
Essa comparação é sempre importante para lhe auxiliar a gerar comparativos mais adequados e úteis para sua decisão.
Tamanho dos cômodos
Em uma segunda etapa, verifique e compare o tamanho dos cômodos.
* Qual tamanho de cada quarto?
* A sala tem dimensões aceitáveis?
* A sacada pode ser fechada e integrada à sala?
Esses detalhes podem fazer uma grande diferença no momento de uma revenda ou locação.
Através da análise dos cômodos, você poderá entender se de fato o imóvel atende tudo a que se propõe de forma viável e confortável.
Memorial descritivo
Em seguida, analise com atenção os itens extras do empreendimento.
Pergunte, anote e compare, entre as suas opções, qual o acabamento entregue nas unidades e nas áreas comuns.
Entenda se o número de elevadores atenderá de forma confortável o número de unidades habitacionais do empreendimento.
Apesar deste item ter regras específicas dos bombeiros e prefeituras, pode ser um bom diferencial quando o empreendimento oferece número de elevadores acima do exigido pela legislação.
Não esqueça também de verificar se as áreas comuns são de fato relevantes e úteis, e se serão entregues mobiliadas.
Muitos empreendimentos são entregues sem qualquer mobília. Isso pode se tornar um problema sério, pois após a entrega é muito comum não haver consenso entre os proprietários das unidades quanto a decoração da área comum. Com isso, muitas vezes, o condomínio acaba ficando por muito tempo (as vezes para sempre) com suas áreas comuns em grande parte vazias. A desvalorização que isso gera ao imóvel é enorme.
Por isso, não esqueça de checar esse item junto a incorporadora, verificando no contrato de compra e venda, e em seu memorial descritivo, tudo que de fato será entregue.
Valor do condomínio
Por último, mas não menos importante, verifique a estimativa do valor de condomínio.
Um condomínio alto, sem dúvida alguma, impactará no valor e liquidez do seu imóvel. Então, se o investimento estiver sendo feito em imóvel pronto, esse item poderá ser checado facilmente. Basta solicitar um boleto do condomínio do mês anterior.
Porém, se o imóvel a ser adquirido ainda estiver na planta, solicite a incorporadora a estimativa de condomínio futuro. Para uma maior segurança neste item, peça também a memória de cálculo desse valor.
Com essa informação em mãos, você poderá analisar se de fato todos os itens que compõe o custo de condomínio foram considerados na estimativa informada. Caso o valor estimado do condomínio não tenha um embasamento concreto, poderá lhe trazer surpresas desagradáveis após a entrega.
Com a Coralli você tem a garantia de uma negociação transparente e segura.
——
Fonte: Exame