PENDENTES NA DECORAÇÃO: COMO ESCOLHER O MODELO IDEAL?

Publicado em 03/02/2022 por Coralli

Uma iluminação agradável faz toda a diferença. Não faz?

Uma luz indireta, quentinha, é ideal para criar um clima aconchegante. Nesse sentido, os pendentes são uma ótima opção para criar esse efeito, além de trazerem um toque especial para a decoração. "São elementos que, além de funcionais, também elevam a estética e fazem toda a diferença para o design de interiores", explica o arquiteto Thiago Morsch.

Além disso, os pendentes podem ser usados de várias maneiras. “Eles cabem muito bem em vários espaços e são perfeitos para iluminar um ponto específico no ambiente”, comenta a arquiteta Júlia Guadix.

Então, se você está pensando em melhorar a iluminação da sua casa, confira algumas dicas para usar pendentes na decoração de um jeito charmoso e eficiente!

TAMANHO E ALTURA
Antes de decidir o modelo de pendente que você quer, vale analisar o tamanho do ambiente para que a iluminação seja eficiente. "Se estiver centralizado em algum cômodo, o diâmetro do pendente precisa ser de 1/12 do tamanho total do lugar. Quando o morador pretende fixá-lo em cima de uma mesa, por exemplo, o ideal é escolher modelos com 1/3 do tamanho do móvel", explica Júlia.

Já em relação à altura, Júlia recomenda deixá-lo com uma distância mínima de 20 cm do teto, mas essa referência pode variar nas situações em que o pendente esteja voltado para refletir a luz com foco em um único móvel. “Geralmente, 80 cm da mesa de jantar é o ideal para o pendente não atrapalhar a visão, impossibilitando que uma pessoa não veja a outra que está sentada à sua frente, ou para ninguém passar pelo incômodo de bater a cabeça na peça”, detalha a arquiteta.

QUE TAL APOSTAR EM ALTURAS VARIADAS?
"Os pendentes podem trazer movimento, quando em alturas variadas e dispostos de maneira orgânica, resgatando a ideia de um cardume e quebrando linhas retas, fugindo do óbvio", recomenda Thiago. Por isso, se a ideia é criar uma composição diferente, não tenha medo de deixar as alturas desalinhadas de propósito.

ATENÇÃO AO MATERIAL!
Além de iluminar, os pendentes são complementos de decoração e podem trazer mais elegância ao projeto. "Para isso, a escolha do material e a da proporção é de suma importância. Lembrando que o pendente precisa ser proporcional à arquitetura do ambiente", explica Thiago.

Para trazer um toque de sofisticação, Thiago recomenda o acabamento de metal, como o dourado e o cobre. Os pendentes de vidro, quando maiores, trazem equilíbrio devido à transparência, além de remeter à ideia de leveza.

PARA UM CLIMA DESCONTRAÍDO

Agora, se a ideia é criar uma atmosfera mais descontraída, pendentes menores, aplicados também de forma irregular e assimétrica no centro da mesa, funcionam muito bem, segundo Thiago. Esse tipo de pendente traz leveza e um toque mais moderno. "São perfeitos também para as mesas redondas", afirma o profissional.

"Para um ambiente de estilo industrial, os pendentes na cor preta — que são tendências na decoração — se transformam em um elemento focal e destacam bem a temática mais urbana, moderna e marcante", completa.

TIPOS DE LUZ
Segundo Júlia, o pendente com refletor proporciona uma iluminação rebatida que não incomoda os olhos. Por outro lado, o pendente com cúpula gera uma iluminação difusa, agradável quando a intenção é melhorar a estética do ambiente.

Ideal para uma decoração contemporânea, o pendente com soquete apresenta um ponto de luz bem concentrado, enquanto os trilhos promovem uma iluminação mais contínua. “Outra dica é prestar bastante atenção na escolha da lâmpada, pois não adianta investir em um pendente maravilhoso e não utilizar a lâmpada adequada. Não podemos esquecer que ela é a cereja do bolo, nos permitindo regular a intensidade da luz, que pode ser mais forte ou mais intimista. Tudo vai de acordo com a proposta para o espaço”, finaliza Júlia.

Esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário. Aqui a sua opinião é sempre bem-vinda!

Fonte: Casa Vogue

________
LEIA TAMBÉM:

VOCÊ ESTÁ EM BUSCA DE UM QUARTO RELAXANTE? SIGA ESSAS DICAS! CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


SUA SALA É PEQUENA? SAIBA COMO ESCOLHER O SOFÁ. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.



Integrado ao sistema v3