SERÁ QUE VOCÊ PODE LAVAR O PISO VINÍLICO?

Publicado em 28/03/2024 por Coralli

O piso vinílico é considerado um dos revestimentos mais práticos de se limpar e manter no dia a dia. Esse é um dos vários benefícios que o vem fazendo ganhar cada vez mais espaço na decoração de interiores.


Embora seja prática, rápida e dispense o uso de produtos específicos, a limpeza do vinílico precisa ser realizada da maneira correta, de modo a não só preservar a aparência, mas também evitar danos ao piso.


Confira o passo a passo!


1. VARRER

Pode parecer uma obviedade, mas, acredite! É logo no primeiro passo que as pessoas mais erram na limpeza do vinílico. A primeira coisa a ser feita é varrer o piso com uma vassoura de pelo, removendo a sujeira mais visível.

Se você não tem ou prefere ter uma alternativa em relação à vassoura de pelo, nessa etapa também é possível utilizar o aspirador de pó.


2. APLICAR PANO UMEDECIDO


Após remover a sujeira superficial, é hora de diluir detergente neutro em água utilizando um balde. Faça a diluição conforme indicado pela embalagem do fabricante do detergente. Evite utilizar a opção com glicerina, pois ela deixa resíduos no piso ao longo do tempo. Mergulhe um pano limpo e macio na solução e o deixe um pouco mais molhado, ou seja, sem torcer muito. Aplique a solução em todo o piso utilizando o rodo ou mop.

Se você deseja esfregar, a dica é espalhar a solução manualmente e depois utilizar uma vassoura de pelos, limpador tipo LT ou uma máquina de limpeza com disco vermelho-rubi da 3M.


3. ENXAGUAR


Exaguar é fundamental. Muitas pessoas também erram nesta etapa, secando o piso imediatamente após aplicar a solução de detergente neutro e água. Isso tende a deixar o piso ainda mais sujo, uma vez que a superfície fica mais "pegajosa" por conta do detergente neutro.

Você pode enxaguar o piso utilizando um outro pano, limpo e macio, umedecido agora somente em água. Se o piso for do tipo colado, também é possível lavá-lo, embora isso implique em um consumo adicional de água para além do que costuma ser necessário em vinílicos.


4. SECAR


Por fim, mas não menos importante, é preciso secar o piso utilizando um novo pano, sempre seco, limpo e macio. Aguarde alguns minutos para a secagem total antes de liberar o ambiente para uso.

A secagem é fundamental para remover o excesso de umidade sobre a superfície. Se expostas à umidade excessiva, constante e por longos períodos, as réguas e placas vinílicas ficam suscetíveis ao descolamento.


Fonte: Terra


Integrado ao sistema v3