7 DICAS PARA ECONOMIZAR NA CONTA DE LUZ

Publicado em 07/10/2021 por Coralli

Você quer evitar que, no fim do mês, a sua conta de luz venha com o valor nas alturas – causando aquele susto?

Para te ajudar a diminuir os gastos com energia elétrica no dia a dia, e assim fazer seu bolso sofrer menos, o engenheiro civil Pedro Pugliese, da Help Reforma e Construção, e a arquiteta Millena Miranda apresentam 7 soluções práticas e eficientes a serem aplicadas na sua rotina dentro de casa.

Confira!

1. APAGUE A LUZ
É uma dica clássica, mas não custa repetir: sempre que sair do cômodo, desligue o interruptor. Algo que pode ajudar os mais esquecidos é a instalação de sensores de presença em determinados ambientes: assim, mesmo que você não se lembre de apagar a luz, ela será desligada automaticamente depois de algum tempo.

2. USE E ABUSE DA LUZ NATURAL

Deixe as portas e janelas abertas o máximo de tempo que conseguir para que o cômodo receba a claridade da luz natural. Além disso, caso seja um dia de calor, ambientes arejados diminuem a necessidade de ligar o ar-condicionado.

3. TIRE OS APARELHOS DA TOMADA
Desconecte carregadores de notebooks e celulares da tomada assim que a carga estiver completa. Deixá-los conectados após isso, além de danificar o aparelho, faz com que a energia seja consumida sem necessidade. Além disso, quando possível, deixe aparelhos, como televisores ou videogames, fora da tomada. “Mesmo em standby, esses itens costumam consumir 12% de energia”, justifica Millena.


4. PLANEJE A ILUMINAÇÃO

Na hora de organizar a disposição de lâmpadas e demais itens de iluminação da sua casa, faça de maneira estratégica para que não seja necessário ligar várias fontes de luz ao mesmo tempo. Lâmpadas de LED também são super indicadas – apesar de custarem um pouquinho a mais, o custo-benefício vale a pena, pois consomem bem menos energia.

5. AMBIENTES MAIS CLAROS
Você sabia que a escolha da tinta para sua parede também pode interferir na sua conta de luz? Fique atento, pois uma sala com paredes brancas ou de tons claros, por exemplo, faz com que o local seja mais iluminado e dependa menos de luzes artificiais.

6. SE ATENTE À DISPOSIÇÃO DOS ELETRÔNICOS
Até mesmo a disposição dos aparelhos eletrônicos na sua casa pode ocasionar mais gasto de energia. “No caso de geladeira ou freezer, deixe-os em local arejado, pois se o sol incidir diretamente, tenha certeza de que o consumo de luz será maior”, explica Pedro.

7. MANUTENÇÃO
Outra dica importante é manter a fiação elétrica da sua casa sempre nova. Faça manutenções regulares, evitando deixar fios antigos que aumentam o gasto de energia.

Fonte: Casa Vogue
________
LEIA TAMBÉM:

10 DICAS PARA UM LAR MAIS ACONCHEGANTE. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

7 DICAS PARA ESCOLHER O IMÓVEL IDEAL PARA A SUA FAMÍLIA. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Integrado ao sistema v3