COMO CALCULAR O VALOR DO METRO QUADRADO DE UM IMÓVEL?

Publicado em 06/05/2021 por Coralli

Você está pensando em vender o seu imóvel? Saiba que para fazer um bom negócio ao vender uma casa ou apartamento é fundamental estar por dentro dos preços praticados no mercado.

Por isso, entender como calcular o valor do metro quadrado de um imóvel ajuda (e muito!) a atrair compradores e fechar a transação de forma mais rápida.

Se agora você está se perguntando “como saber quanto vale meu imóvel?”, não se preocupe. Preparamos um tutorial para ajudar a precificar o metro quadrado da sua propriedade baseado em três formas distintas, mas também complementares.

IMPORTANTE!
Antes de detalhar como calcular o valor do metro quadrado de um imóvel, vale lembrar que você não precisa optar por apenas uma das formas mencionadas. Como dissemos acima, elas não são excludentes e, se você usar as três de maneira complementar, terá mais chances de chegar a um valor realista.

1. CONVERSE COM OUTROS PROPRIETÁRIOS DA REGIÃO

Pode parecer simples, mas uma boa forma de calcular o valor do metro quadrado de um imóvel é o bom e velho bate-papo. Converse com os proprietários da mesma região na qual está a propriedade que você quer vender para se atualizar.

Mesmo que sejam de tamanhos diferentes, você consegue calcular o valor do imóvel por metro quadrado. Para isso, basta pegar o preço do imóvel do seu vizinho e dividir pela metragem.

Fazendo isso com mais de uma propriedade, você poderá ter a ideia do valor médio do metro quadrado na vizinhança. Em seguida, você só precisará adaptar esse valor às medidas do seu imóvel para chegar ao preço final.

Se for um apartamento, vale a pena verificar se existe outro imóvel do prédio à venda e qual valor está sendo pedido. Você não precisará pedir o mesmo valor, mas é importante observar o preço médio que está sendo praticado pelo mercado imobiliário na região.

2. PESQUISE O PREÇO DE VENDA DE IMÓVEIS SIMILARES NA INTERNET
Uma forma simples de calcular o preço do metro quadrado do seu imóvel é verificar o valor que foi definido para a venda de casas ou apartamentos com medidas parecidas com as da sua propriedade. A pesquisa em portais imobiliários pode ser uma ferramenta nesse caso.

Buscar um imóvel do mesmo tamanho e na mesma região que o seu, e que tenha sido vendido recentemente, é a forma mais rápida de descobrir o quanto vale sua propriedade. Mas também é possível buscar imóveis com metragens parecidas localizados em outros bairros.

Nesse último caso, você precisará levar em conta alguns fatores que influenciam no preço total do imóvel antes de definir o valor do metro quadrado. São eles:

•    Localização: bairros seguros, com opções de lazer, áreas verdes e bem servidos por transporte público valorizam o metro quadrado do seu imóvel. Casas e apartamentos próximos do centro da cidade ou em uma área nobre são muito buscados e essa procura se reflete no preço das propriedades.

•    Conservação: imóveis novos, reformados e bem conservados dão mais segurança a possíveis compradores. Corrijas as imperfeições na estrutura e no acabamento da sua propriedade para garantir um valor de venda maior.

•    Número de dormitórios: até mesmo a quantidade de quartos vai influenciar no valor do metro quadrado do seu imóvel. Se ele possui mais de três dormitórios você poderá pedir mais na hora da venda.

•    Condomínio: casas e apartamentos em condomínios podem oferecer benefícios e itens de lazer que influenciam no preço. Piscina, salão de festa, playground ou mais de uma vaga de garagem também refletem no valor do metro quadrado.

3. FALE COM CORRETORES IMOBILIÁRIOS
Se você quiser praticidade, segurança e transparência, consulte corretores de imóveis sérios e comprometidos com os seus objetivos.

E aí? Preparado para precificar o seu imóvel?

Fonte: Kzas
______
Leia também:

VISTORIA DE UM IMÓVEL USADO: O QUE OBSERVAR? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

VISTORIA DE UM IMÓVEL NOVO: O QUE OBSERVAR? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Integrado ao sistema v3