CONTRA ACIDENTES: 5 CUIDADOS COM O BOXE DO BANHEIRO

Publicado em 08/09/2022 por Coralli

Veja cinco dicas para manter o boxe do banheiro sempre em ordem e evitar qualquer susto na hora do banho.


1. MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Esse é um item que poucas pessoas conhecem, mas que pode evitar muita dor de cabeça. Muitos instalam a peça em casa e nunca mais fazem uma revisão para ver se tudo está funcionando sem riscos. Conforme regulamentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é recomendado realizar a manutenção do boxe de banho anualmente (NBR 14.207/2009).

“Como é um item bastante usado e pode ocasionar acidentes repentinos, aconselho fazer com maior frequência, a cada seis meses, e sempre com uma empresa qualificada, pois somente um profissional especializado poderá garantir a segurança e a qualidade do produto”, Érico Miguel, diretor da Ideia Glass.


2. CUIDADOS NO DIA A DIA

O hábito de pendurar tudo no boxe do banheiro deve ser evitado. A longo prazo, isso pode danificar as ferragens e causar acidentes. “Muitas pessoas têm mania de colocar toalhas ou vestuários pendurados no boxe, o que é errado. Nada deve ficar suspenso nas ferragens, pois isso pode danificá-las ou gerar algum emperramento nos trilhos. O ideal é usar itens específicos para esta finalidade, como ganchos e porta-toalhas”, explica o profissional.


3. MANUSEIO CORRETO

Manusear o boxe com cuidado também ajuda a conservar a peça em boas condições por mais tempo. “Não é recomendado abrir e fechar as portas com muita força ou deixar que elas batam em alguma superfície. O correto é sempre deslizar ou puxar a peça de forma delicada e com cuidado, evitando que os trilhos, os metais e o vidro sejam prejudicados com o tempo”, ressalta.


4. CUIDADOS COM CRIANÇAS E IDOSOS

Para casas com crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais, esse cuidado diário com a área de banho deve ser ainda maior. “É necessário não forçar o vidro, bater, pendurar objetos, como aqueles com ventosa, ou brincar com a peça. Também não é recomendado deixar as crianças muito próximas, nem as deixar na área de banho sem um adulto supervisionando”, destaca Miguel.

O boxe deve ser sempre de vidro temperado, que possui uma película, evitando que os cacos se espalhem em caso de quebra. "Ele também deve ser de fácil acesso e não ter porta de abrir para dentro. Caso aconteça algum acidente, a criança conseguirá ser retirada do chuveiro com facilidade", alerta a arquiteta Isabela Castello.

O arquiteto Bruno Moraes indica a instalação de barras de apoio na área interna do boxe para evitar que os idosos escorreguem e caiam, podendo quebrar o vidro e se machucar gravemente. "Para garantir segurança e autonomia máxima, as barras de apoio devem ser instaladas tanto na área do boxe, como no entorno da bacia sanitária e da bancada ou lavatório", aponta.


5. ATENÇÃO AO FUNCIONAMENTO

É preciso sempre ficar atento às condições da peça, principalmente ao estado em que se encontra o vidro. Se ele for temperado e apresentar lascas, é preciso trocar todo o boxe, já que não há como "remendar". “Se as bordas estiverem lascadas, as pessoas que circulam pelo banheiro podem se machucar. Por isso, ao perceber qualquer tipo de irregularidade, é preciso fazer a troca”, indica Miguel.

Se houver vazamento de água para fora da área do boxe, também é preciso atenção, pois o boxe pode não se manter tão estável. “Quando ocorre esse tipo de situação, provavelmente será necessário refazer a vedação entre o vidro e a ferragem. É importante que as pessoas fiquem atentas aos sinais e tomem rápidas providências para que um pequeno problema não vire uma grande dor de cabeça”, finaliza o especialista da Ideia Glass.


Os cuidados com os boxes dos seus banheiros estão em dia?


Fonte: Casa e Jardim

________

LEIA TAMBÉM:

APARTAMENTO GARDEN: O QUE É E QUAIS SÃO AS VANTAGENS? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE TROCAR UM APARTAMENTO POR UMA CASA? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.



Integrado ao sistema v3