O IMPACTO DA TECNOLOGIA 5G NAS CASAS DO FUTURO

Publicado em 07/08/2020 por Coralli

Afinal, o que é a tecnologia 5G – e como ela será aplicada no mercado imobiliário? 

A tecnologia 5G é a próxima geração de rede de Internet móvel. Ela trará mudanças significativas na forma como nós utilizamos os dispositivos, permitindo novas funcionalidades e uma conexão 20 vezes mais rápida do que a Internet 4G.

Sem dúvida, a nova rede oferecerá um universo de possibilidades a nós, usuários, com ainda mais confiabilidade.

Mas, como a tecnologia 5G será aplicada no mercado imobiliário?

Hoje, nós já contamos com assistentes virtuais – como a Alexa e o Google Home –, que tornaram as casas mais inteligentes e conectadas.

A Internet 5G permitirá uma interação com muito mais facilidades por meio dos robôs, contribuindo com o desenvolvimento da “Internet das Coisas” (IoT). Dessa forma, os dispositivos móveis poderão estabelecer uma comunicação entre si.

Como exemplo, podemos citar os refrigeradores inteligentes, que fazem muito mais do que manter as comidas conservadas e as cervejas geladas. É possível sincronizar os dados da geladeira com os smartphones – você consegue saber quando determinado produto está perto da validade ou em falta.

Nesse sentido, os fornos estão recebendo câmeras internas, que enviam imagens diretamente para os aplicativos de celular – o cozinheiro observa o cozimento em tempo real.

Ainda na gestão das casas, existem os termostatos inteligentes, que permitem remotamente o monitoramento de todos os usos de energia, permitindo que os gastos excessivos sejam detectados. Essa funcionalidade também possibilita ligar e desligar luzes e aparelhos à distância.

Esses são apenas três exemplos – muitos outros equipamentos já estão conectados pela “Internet das Coisas” (IoT).

A tecnologia 5G ampliará os horizontes para que as casas sejam cada vez mais conectadas, permitindo, assim, uma interação mais eficiente, estável e rápida.

É importante destacar que as vendas também serão impactadas nas ofertas de inovações pela nova tecnologia. Os clientes serão avisados por meio de uma mensagem quando passarem em frente à um imóvel. Automaticamente, eles serão conectados às informações extras do imóvel, com a possibilidade de receber um tour virtual de forma exclusiva.

Em relação aos cartórios, a “Internet das Coisas” também já é aplicada – com a tecnologia 5G, o crescimento será exponencial.

Nesse sentido, eu compartilho com você, leitor, que, no dia 30 de julho, a Proma assinou a primeira escritura 100% digital.

A assinatura aconteceu no Cartório Escrivania de Paz, de Corupá – por meio da plataforma E-Notariado com a tecnolologia blockchain, que é segura, simples e rápida.

Forte abraço,

Paulo Obenaus | Diretor do Grupo Proma


______ 


Leia também:


COLUNA 07 | POR QUE INVESTIR NO MERCADO IMOBILIÁRIO? CLIQUE AQUI E CONFIRA.

COLUNA 08 | CUSTO DE OPORTUNIDADE: NÃO PERCA A CHANCE DE TROCAR DE IMÓVEL. CLIQUE AQUI E CONFIRA.

COLUNA 09 | O MERCADO IMOBILIÁRIO NO FUTURO. CLIQUE AQUI E CONFIRA.