PESQUISA: OS 7 ITENS QUE OS BRASILEIROS PRIORIZAM NO SEU LAR

Publicado em 04/08/2022 por Coralli

As maneiras de habitar se alteram a cada geração e dependem muito do contexto em que as casas, os apartamentos e as reformas estão inseridos.


Segundo dados divulgados em uma pesquisa realizada pelo Google, 42% das pessoas acreditam que, com a chegada da pandemia, a relação com a casa mudou: nós passamos a dar mais valor e nos sentimos mais conectados com o nosso lar.

Levando esses aspectos em conta, descubra o que as pessoas mais desejam para seus lares.


1. A CASA PRÓPRIA

O primeiro item que os brasileiros cobiçam é a própria casa ou o apartamento. Apesar das mudanças de comportamento ao redor do mundo, ter um imóvel ainda é sinônimo de sucesso e segurança.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha em parceria com o QuintoAndar, ter uma casa própria é a prioridade da maioria dos brasileiros, acima de ter estabilidade financeira e uma família. Possuir uma casa própria é um dos sonhos de 87% dos entrevistados. Também é seu sonho?


2. SUSTENTABILIDADE E BIOFILIA

A mesma pesquisa identificou que a sustentabilidade está entre as preocupações do brasileiro. Mais de 60% dos participantes apontaram que gostariam de ter painéis de energia solar e sistemas de captação de água em casa.

Na mesma temática, a conexão com o meio ambiente também está em alta por meio da arquitetura e da decoração. Segundo o arquiteto Quintino Facci, a biofilia, que significa “amor às coisas vivas”, encontra no design uma forma de suprir a necessidade que as pessoas têm de estar em contato e se relacionar com a natureza.

"Sabemos que, principalmente depois da pandemia, as pessoas perceberam uma necessidade maior de viver em espaços que nos proporcionam bem-estar. Os locais com a natureza ajudam a fazer com que a pessoa se sinta menos estressada e ansiosa durante a rotina. Esse design pode ser feito de algumas formas, como pela utilização de tons verdes e naturais, além da possibilidade de trazer o uso das plantas para dentro de casa", comenta.


3. SEGURANÇA

Itens de segurança também estão entre os mais desejados. Conforme o resultado das entrevistas, mais de 50% dos brasileiros gostariam de possuir câmeras de segurança e alarmes em casa. O serviço público de segurança é considerado deficitário pela maioria das pessoas, que sentem a necessidade de equipar as moradias com aparelhos de vigilância.


4. PRATICIDADE E FLEXIBILIDADE

Segundo Quintino, as pessoas estão buscando espaços mais funcionais e práticos ao dia a dia. "Para ter um lar prático, é preciso organização, saber desapegar, determinar um lugar para cada item e comprar alguns objetos que ajudam na organização. Com alguns cuidados, é possível manter todos os cômodos organizados e com maior amplitude, ajudando na praticidade", diz.

Além disso, as casas também precisaram ser adaptadas para atender outras funções, como escola, academia, trabalho e lazer, o que deve continuar a ser incorporado nos próximos anos. “Durante a pandemia, famílias morando em casas com poucos cômodos precisaram começar a diversificar o uso dos ambientes para mais de uma coisa. Criar espaços flexíveis não foi apenas uma escolha, mas uma obrigação”, aponta o arquiteto.


5. CONFORTO

O conforto sempre foi um desejo latente em casa, porém, as tendências de comportamento vêm reforçando essa ideia de ter um lar aconchegante e agradável: trata-se do estilo comfy. Em linhas gerais, a ideia é que móveis e elementos decorativos sejam incorporados nos ambientes com o propósito de deixar tudo ainda mais aconchegante. Cores neutras, iluminação natural e biofilia também fazem parte do estilo.

“No universo da arquitetura e decoração de interiores, [o comfy] se caracteriza pela oportunidade de traduzir o jeito único que cada um de nós tem para se sentir à vontade. Seja jogado em um sofá bem gostoso, para passar o tempo, seja mesmo durante as atividades profissionais no escritório montado em casa”, explica a arquiteta Marina Carvalho.


6. INTEGRAÇÃO

A integração entre os ambientes já era uma tendência consolidada há alguns anos e ganhou ainda mais força com a pandemia. Segundo Quintino, a busca pela conexão dos espaços para poder estar com a família reunida nas áreas comuns está em alta.

"Por exemplo, algo que todos têm procurado muito são as reformas de cozinhas fechadas para que se transformem em cozinhas integradas – enquanto alguém prepara uma refeição, o espaço para continuar conversando com a família fica livre. Essa é uma necessidade que surgiu nas casas e veio para ficar", acredita o arquiteto.


7. INOVAÇÃO

Um estudo realizado pelo Google em 2021 mapeou os quatro principais motivos que fazem alguém comprar algo para casa. Além de funcionalidade, conforto e desempenho, a inovação, ou seja, o desejo por novidade, é um dos aspectos mais influentes para os consumidores. A expectativa, conforme o IDC Brasil, é de que nos próximos anos, o mercado brasileiro de casas inteligentes cresça a uma taxa de 30%.


Qual desses 7 aspectos é mais importante para você?


Fonte: Casa e Jardim

________

LEIA TAMBÉM:

AS 3 FORMAS QUE VOCÊ TEM PARA PAGAR SEU IMÓVEL. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

VOCÊ É ALÉRGICO? CUIDADO COM A LIMPEZA DO SEU LAR. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.



Integrado ao sistema v3