PARA COLOCAR EM PRÁTICA: SAÚDE FINANCEIRA EM 5 DICAS

Publicado em 07/04/2022 por Coralli

Como está a sua saúde financeira?

Assim como uma boa alimentação, descanso adequado e prática de exercícios físicos vão ao encontro da sua saúde física e mental, uma série de ações favorece a forma como você lida com o dinheiro.

O QUE É SAÚDE FINANCEIRA?

Falar sobre dinheiro ainda parece um tabu para muitos brasileiros. É o seu caso?

Alguns números demonstram que a relação do brasileiro com o dinheiro, em média, realmente não é das melhores. De acordo com um levantamento feito pelo Datafolha, 49% evitam até mesmo pensar em dinheiro para não ficar triste. Além disso, 46% preferem nem olhar para as próprias contas para não perceber que está fazendo algo errado.

Em certa medida, tais comportamentos refletem uma saúde financeira já prejudicada, que acaba se desdobrando na forma como cada um de nós se sente. É nesse sentido que a saúde financeira pode ser compreendida como a forma como lidamos com nosso dinheiro.

E isso não necessariamente tem a ver apenas com economizar ou manter as coisas em dia. Claro que esses são passos importantes, mas ter a saúde financeira em bom estado também significa ser capaz de tomar boas decisões, se sentir seguro a respeito deles e poder utilizar o dinheiro a favor dos seus objetivos financeiros.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE FINANCEIRA?

A falta de saúde financeira tem reflexos quase imediatos na sua qualidade de vida e, muitas vezes, até de quem está ao seu redor. Para evitar que isso aconteça, vamos destacar alguns pontos que podem ajudar você a melhorar.

DIMINUIÇÃO DO ESTRESSE
Passar noites em claro pensando em como fazer para fechar as contas do mês é uma situação comum para você? Esse é um exemplo de como a falta de saúde financeira afeta de forma direta a saúde mental e física. É natural que quem esteja passando por problemas financeiros se sinta mais sobrecarregado.

Por outro lado, reduzir esse tipo de aflição traz bons resultados na melhoria de sintomas, como ansiedade e tristeza. Isso melhora o bem-estar, a produtividade e a qualidade das relações interpessoais, além de reduzir a chance de transtornos mentais, ganho de peso e até mesmo problemas cardiovasculares.

MAIS SEGURANÇA
Uma fonte de ansiedade na vida financeira é sempre ter medo de estar tomando uma decisão errada, seja pelo custo que isso pode ter, seja por ficar com a sensação de que existem oportunidades melhores que você não soube encontrar.

Além disso, manter a saúde financeira em dia permite que você se sinta seguro também em relação ao futuro, mesmo diante de algum imprevisto que comprometa suas finanças ou sua fonte de renda principal.

QUALIDADE DE CONSUMO
Com boas decisões envolvendo seu dinheiro, certamente suas compras serão mais certeiras. Elas se orientarão, sobretudo, pelas suas reais necessidade e até mesmo eventuais desejos, mas nunca pelo impulso de satisfazer algo momentâneo.

Isso também reduz a sensação de culpa a cada novo gasto e ajuda a perceber quais despesas no seu orçamento são totalmente supérfluas sem que para isso seja necessário renunciar a todos os pequenos prazeres do dia a dia.

COMO DESENVOLVER UMA VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL?

É claro que nenhuma ação poderá mudar do dia para a noite a situação das suas finanças e muito menos a forma como você lida com o dinheiro. No entanto, com paciência e disciplina, é possível desenvolver uma vida financeira saudável e manter um progresso constante.

Vamos lá!

1. IDENTIFIQUE GASTOS DESNECESSÁRIOS
Um dos erros financeiros mais comuns entre quem não tem controle sobre suas finanças é não saber para onde vai o dinheiro a cada mês. Logo, o primeiro passo para contornar isso é passar a listar cada despesa feita, por menor que ela seja.

No sentido oposto, anote também todo o dinheiro que entra. A partir do confronto entre receitas e despesas fica mais fácil ver o que pode ser cortado ou reduzido e qual terá que ser o tamanho do corte para fazer o mês caber dentro do salário.

2. EQUACIONE AS DÍVIDAS
As dívidas são um dos principais sintomas do descontrole financeiro e um dos principais vilões do desenvolvimento de uma vida financeira minimamente saudável. Por isso, ao colocar em prática esse passo a passo, anote no papel as suas dívidas e faça uma lista de prioridades para quitá-las. Priorize aquelas com juros mais altos e procure negociar os débitos de maior valor.

3. APRENDA MAIS SOBRE FINANÇAS
Não há nenhum problema em admitir que não se sabe sobre determinado assunto. Pelo contrário: reconhecer isso é um passo importante para a mudança. E felizmente, quando falamos sobre finanças, o conteúdo disponível para aumentar seu nível de conhecimento é praticamente ilimitado.

4. TENHA UMA RESERVA DE EMERGÊNCIA

A formação e a manutenção de uma reserva financeira de emergência é uma das formas mais eficientes de aumentar sua tranquilidade em relação ao futuro. O dinheiro acumulado será útil em diversas situações sobre a qual não temos muito controle, como doenças ou desemprego.

Destine parte dos seus ganhos mensais para essa reserva financeira, escolha um investimento para garantir alguma rentabilidade para o dinheiro e use os valores acumulados com sabedoria.

5. REALIZE UM PLANO DE INVESTIMENTOS

Avalie seus objetivos financeiros e qual o seu perfil de investidor para saber quais são os melhores investimentos para você. São diferentes graus de risco e mesmo prazo, o que faz com que cada escolha precise ser analisada com cuidado, dentro de um plano de investimentos bem elaborado.

As aplicações financeiras ideais para ter o dinheiro para comprar um apartamento são diferentes daquelas recomendadas para quem está planejando uma aposentadoria, por exemplo. Ou seja, não há receita infalível.

Por fim, lembre-se sempre de nunca encarar a saúde financeira como um fim. Ela deve ser o caminho para que você e sua família possam ter uma trajetória próspera e tranquila na medida do possível, concretizando todos os objetivos desejados.

Como está a sua saúde financeira?

Fonte: Racon


________
LEIA TAMBÉM:

AVALIAÇÃO: QUAIS FATORES INFLUENCIAM NO PREÇO DE UM IMÓVEL? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

POR QUE O SEU FINANCIAMENTO PODE SER REPROVADO? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


Integrado ao sistema v3