7 DICAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DO SEU SONO

Publicado em 16/06/2022 por Coralli

Uma boa noite de sono é fundamental para uma vida plena e saudável.

Você tem dormido bem?

Se você está apresentando dificuldades para dormir ou até um quadro de insônia, é importante buscar um tratamento específico. No entanto, é importante observar, antes, se alguns pontos no seu quarto não estão desencadeando ou favorecendo o estresse.

Confira abaixo 7 dicas simples para dormir melhor!

1. UM BOM COLCHÃO

A sustentação do colchão é um elemento fundamental para a qualidade do sono e deve estar adequada ao biotipo de quem dormirá nele. Se o modelo que você pretende comprar é de espuma, fique atento à classificação de densidade definida pelo INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso) e pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que vai de D18 a D45.

Se você mede 1,70 m e pesa 70 kg, a densidade ideal do seu colchão vai de D28 a D33. Se seu peso é 92 kg e a altura é 1,80 m, a densidade adequada passa a ser de D33 a D40. No caso de colchão para casal, some as alturas de ambos, divida por dois e considere o peso de quem tem a massa corporal maior.

2. TRAVESSEIRO IDEAL
Um sono revitalizante depende da escolha do travesseiro correto. "Para isso, alguns detalhes devem ser considerados, como a posição de dormir – de barriga para cima, de bruços ou de lado –, a espessura e o toque dos travesseiros, mais altos ou mais baixos, mais fofinhos ou mais firmes", explica Betina Lafer, sócia-fundadora da FOM.
Para encontrar o travesseiro ideal, uma das medidas-chave a se considerar é o espaço entre a base do pescoço e o ombro, pois é necessário que o indivíduo alinhe a coluna e apoie a cervical, as costas, os braços e as pernas, para garantir uma postura correta e ter um sono mais tranquilo. Outro ponto de atenção é a densidade do travesseiro, se firme ou macio.

3. AROMAS PODEROSOS
Na aromaterapia, os óleos essenciais são boas opções para alcançar o bem-estar. Eles são substâncias químicas naturais, puras, voláteis e potentes. Cada um com suas propriedades, os óleos podem trazer a sensação calmante e relaxante, ajudando a garantir um sono tranquilo.

Katia Gonzalez, consultora em Feng Shui e terapeuta corporal, recomenda pingar algumas gotas no travesseiro e na roupa de cama. Boas opções são o de lavanda, camomila e alecrim.

4. CHÁS RELAXANTES

Os chás calmantes podem devolver a tão desejada noite de sono. Beber um líquido quente com as ervas certas antes de dormir pode fazer toda a diferença, trazendo bem-estar e tranquilidade. Camomila, hortelã-pimenta, rosas e capim-limão são opções excelentes para ter na cômoda do quarto.

5. DECORAÇÃO AFETIVA
Para a terapeuta Katia, é bom ter cuidado com o que se escolhe para as paredes do quarto, já que, da cama, será a última visão antes de dormir e a primeira quando acordar. A dica é optar por imagens leves e felizes. "O que importa é ter ao alcance do olhar aquilo que te traga boas lembranças", diz. Esculturas delicadas, como de corpos e pássaros, obras de arte e peças de artesanato também são boas escolhas.

6. MENOS ELETRÔNICOS
Se possível, deixe a televisão para a sala e o notebook para o home office. “Pelo menos 2 horas antes de dormir, é importante evitar o uso de aparelhos eletrônicos, pois a exposição à luz azul das telas interfere na produção da melatonina, o hormônio de indução ao sono”, afirma Gabriela Donato, sócia da loja Zen Sleep. O uso excessivo do celular na cama também pode acabar criando uma preocupação com os assuntos pendentes e até causar dores nos olhos.

7. CULTIVO DE PLANTAS

Seja para embelezar, purificar o ar e perfumar, seja para trazer boas energias, ter plantas no quarto não só é possível, como indicado. Se você ainda tem receio de cultivar espécies na área íntima, saiba que elas não farão você sentir falta de ar. “Sim, à noite, elas consomem oxigênio e liberam gás carbônico, mas é uma quantidade pequena. É a mesma coisa que dormir com o cachorro no quarto, perfeitamente seguro”, explica a paisagista Bia Abreu.

A partir dessas dicas você vai dormir melhor?

Fonte: Casa e Jardim
________
LEIA TAMBÉM:

GANHE DINHEIRO COM O ALUGUEL DE IMÓVEIS. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

MUITA ATENÇÃO! COMO AVALIAR CORRETAMENTE UM IMÓVEL USADO? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Integrado ao sistema v3